Nutrição e o Sistema Imune

Sabemos que para o sistema imune funcionar e forma plena, ele precisa de uma dieta que contenha todos os nutrientes necessários para tal. Todas as reações bioquímicas do nosso corpo exigem minerais, vitaminas e aminoácidos específicos. Portanto, uma dieta pobre e incompleta não oferece os nutrientes necessários para que nossas células de defesa sejam eficientes.

Primeiro devemos pensar em como está nosso intestino, pois ele, além de ser um órgão que aloja a maior coleção de células do sistema imune, ele tem um papel imunológico importante na defesa contra agressão do meio externo. Imagine o intestino como uma parede feita de tijolos, se essa parede esta integra, nada passa por ela, mas se ela tem vários buracos, ‘coisas’ começam a passar. Da mesma forma funciona o intestino, se sua parede está intacta as chances de você ficar doente são poucos, já se sua parede está permeável, substancias indesejadas começam a passar e entram na corrente sanguínea.

Como consequência surgem doenças como as alergias e intolerâncias alimentares e doenças dermatológicas. Além disso, pode acontecer de o intestino não absorver de forma correta os nutrientes, causando desnutrição, mesmo com uma dieta adequada.

Mas, como manter o sistema imune funcionando corretamente? Vamos a algumas dicas práticas:

  1. Priorize o consumo de alimentos em sua forma natural. O alto consumo de alimentos ultraprocessados está diretamente relacionado com a disbiose intestinal, pelo fato de que na composição desses alimentos temos diversos de aditivos químicos;

  2. Beba água. Ela é necessária em todas as reações químicas do nosso corpo;

  3. As vitaminas A, D, E, C e os minerais Zinco e Selênio tem papel fundamental na formação e/ou ‘distribuição’ dos linfócitos, nossas células do sistema imunológico. Portanto, o consumo de suas fontes alimentares deve ser diário;

  4. Pratique exercício físico e durma bem. Ambos ajudam a modular a resposta inflamatória do nosso corpo;

  5. Cuidado com o estresse crônico. O aumento do cortisol inibe a ação dos leucócitos, fazendo com que o corpo adoeça mais facilmente.

Uma alimentação balanceada, tendo como base alimentos naturais favorece o funcionamento do intestino e fornece nutrientes necessários para o sistema imune.